terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Importância do Surf no Turismo em Portugal!

Portugal é um Pais com boas ondas, já normalmente nas zonas costeiras vemos muitos surfistas, e cada vez mais vem turistas praticar surf em Portugal.
E desde o fenómeno Garrett Mcnamara, na Nazaré!
Onda Mcnamara, Nazaré!
Desde este dia muitos Turistas, vem a Portugal fazer Surf, praticar, ir ao local onde Mcnamara praticou e apanhou esta onda, e vemos em outros locais como Carcavelos,Sintra, Ericeira, Peniche,Sagres, Guinhco e Nazaré como é óbvio e esta tendência também começamos a ver na Ilha da Madeira e em Porto Santo, que já começam a abrir escolas de Surf.
Esta é uma boa tendência e começamos a ver que o Turismo Desportivo começa a ter cada vez mais importância em Portugal, como o com a Natureza!
A nível internacional os locais mais conhecidos são o Hawai, Indonésia, Austrália, África do Sul, México, Costa-Rica, Fiji, Tahiti e Maldivas.
Na Europa para além de Portugal, temos o País Basco, mais propriamente na zona de Biarritz.
Esta onda de Garrett Mcnamara gerou que muitas empresas vissem o foco de importância e queriam gravar anúncios com esses momentos e com o protagonista dessa onda, como a Mercedes-Benz e a Buondi!
Mercedes Anúncio!
Buondi, Anúncio!

Mcnamara a 04/05/2012 ganhou o 1º Lugar do Prémio da Billabong XXL awards, e descreveu e elogiou Portugal e o povo Português, especialmente da Nazaré desta maneira:
"Gostaria de Agradecer à cidade da Nazaré, em Portugal.
Eles são a minha família, o povo de lá é incrível.
É o segredo mais bem guardado da Europa, e do Mundo.
As maiores ondas que já vi."
Discurso Ncnamara e Nazaré!
A Partir dai, desse ano desde 2012, que o Turismo a Portugal, tem conseguido superar barreiras e tem atingido muito objectivos e cada vez mais e mais!
O Turismo de Portugal, criou a Portugal Surf Guide, e explicando-vos o que é a Portugal Surf Guide, é o seguinte:
É um livro que tem o primeiro guia bilingue com 183 melhores locais para surfar em Portugal Continental e nas Ilhas.
O Surf Guide aborda especificações à prática do Surf em cada uma das Regiões(Continentes e ilhas) fornecendo informação turística e técnica, detalhando cada um dos locais para se surfar.
Complementado a descrição com depoimentos de surfistas, que falam do surf naquela região.
Sendo também um apoio para os agentes turísticos que proporcionam um melhor conhecimento de Portugal como destino Turístico em Portugal!
Surf Guide!
Tendo ai o Surf Guide, para quem tiver interesse em ver!

"Quando este desporto chegou ao nosso país, os impactos económicos duplicavam a cada dois anos. Actualmente, duplicam em 5-6 anos" – estima Pedro Bicudo, presidente da SOS Surf, que está a desenvolver o estudo ‘Value of Waves’ ( ‘Valor das Ondas’) em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. Em 2009 – diz o investigador –, o valor económico do surf rondava os 100 a 200 milhões de euros.

"Supertubos, em dias como este, é uma das ondas mais divertidas que temos no Tour e com o público logo ali à tua frente. Parece que estás a interagir com eles dentro de água. É um local espectacular" – elogiou o norte-americano Kelly Slater (11 vezes campeão mundial).E foi este apoio entusiasta que recebeu Tiago ‘Saca’ Pires dentro e fora de água, mesmo depois de ter sido eliminado.

SURF POTENCIA TURISMO
 Para Pedro Bicudo, o surf é o maior potenciador de crescimento do nosso turismo. "As taxas de crescimento têm sido elevadas. E vão continuar a ser durante uns anos", considera. Segundo Francisco Rodrigues, da Associação Nacional de Surfistas (ANS), uma sondagem da Marktest/Surf Portugal estima em 200 mil o número de praticantes de surf em Portugal, em 2011. "O surf é o desporto mais praticado, a seguir ao futebol." Portugal tem ondas o ano inteiro. E ondas de classe mundial na Ericeira, Peniche, Nazaré, Figueira da Foz e Sagres ou nas ilhas, na Ribeira Grande, em São Miguel, Açores, e no Jardim do Mar, na Madeira. Toda a costa Oeste ganha economicamente, mas é na região da Grande Lisboa – Costa da Caparica e Linha do Estoril – que o surf tem maior procura. O turismo ganha uma larga fatia dos 300 milhões gerados. E cerca de 100 milhões vão para a indústria do surf: vestuário, essencialmente; pranchas; aulas de surf.

Retirei de um artigo do Correio da Manhã,
Que Mostra a importância do surf em Portugal e no desenvolvimento do Turismo, e que tem progredido e evoluído anualmente, sendo uma parte muito importante para o nosso pais, e que faz a diferença.
Em que os dados são significativos, tendo o Turismo ganho 300 milhões gerados através do Surf, e 100 milhões para a Indústria do Surf, principalmente o vestuário, pranchas, aulas e outros acessórios para os surfistas.
Sendo o 2º Desporto mais praticado em Portugal a seguir ao Futebol!
Estando o Golfe também a ser muito desenvolvido e cada vez mais muitos Turistas vem a Portugal para praticarem golfe e conhecerem os campos magníficos existentes no nosso pais.
O Surf faz a diferença no nosso pais.
Que continue assim e que cada vez mais existam coisas a marcar a diferença do nosso pais, que felizmente tem existido e continuará a existir, pois esta área do Turismo está a ter uma grande aposta em Portugal!
Obrigado pelas visitas!
Uma óptima Semana,
MN

Sem comentários:

Enviar um comentário